terça-feira, 24 de março de 2015

Pais não gostam de ser chamados na escola.

Muitas vezes os pais são chamados na escola, onde seus filhos estudam, por vários motivos, ausências, indisciplina, problemas de saúde, brigas, baixa aprendizagem... Até o pai, mãe ou responsável chegar até a Unidade Escolar, não se sabe ao certo o que ocorreu, por isso é muito importante que os pais ou responsáveis, deixem números de contato sempre atualizados, pois emergências podem ocorrer a qualquer momento.
Mas, o título deste meu artigo, é que os pais não gostam de ser chamados na escola, sim, pois na maioria das vezes, o motivo é a indisciplina do filho, ou melhor, a certeza do fracasso da chamada "educação vinda de casa", pois quando são chamados na escola, percebem que seus filhos, não conseguem conviver em sociedade de forma harmônica, desrespeitam os outros, sejam alunos ou até os profissionais da escola, e isto pode ser humilhante para alguns pais, afinal de mais de 1000 alunos na escola, e apenas o (a) filho (a) dele não consegue se comportar, ou não quer se comportar, entenda se comportar, como seguir as boas regras de convivência.

Acredito que deva ser frustrante esse contato com a escola, em casos de indisciplina, mas além de frustrante, ele é extremamente importante, pois é essencial que os alunos aprendam a conviver em sociedade, respeitando a figura do outro, respeitando as regras, os horários, acontece que quando não ensinamos estes limites e regras às nossas crianças, elas sofrerão na escola e os pais também, sendo chamados sempre, e imagina se isto não for corrigido, como será a vida deste aluno fora dos muros escolares, ou seja, na sociedade mesmo, ele saberá respeitar um idoso? Respeitar a faixa de pedestres? As filas preferenciais?  Os horários de funcionamento das instituições? A sua própria família????
Sim, sabemos que não é agradável ver nossos filhos tendo que ter uma chamada de atenção, mas, mais desagradável, será não fazê-lo e no futuro, ter um delinquente dentro de casa, que não respeita nada, nem ninguém.
Quando alguém da escola chamar, vá de mente aberta, pois pode ser um caso em que o aluno esteja com dificuldades de aprendizagem, e eles lhe proporão alternativas de recuperação, pode ser um caso de problemas de saúde, o aluno pode ter passado mal, ou mesmo o caso da indisciplina, onde você será convidado a colaborar com a escola, na busca de uma formação adequada, onde o aluno aprenda a respeitar e com isso consiga também o respeito de todos.
Lembre-se que a escola não é inimiga da família, pois o objetivo é um só, que este aluno (filho) tenha um futuro brilhante e traga orgulho à todos.

Fernanda Alves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário