terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Há só um tipo de aula??

Descubra o tipo de aulas ideal para os seus alunos


Um bom professor deve adequar as suas aulas de acordo com a necessidade dos alunos. Mas, como descobrir qual é ela? Aprenda.

Bons professores costumam elaborar aulas mais atraentes aos seus alunos e, com esse objetivo, tentam entender as necessidades particulares de cada sala. Para que isso ocorra de forma eficiente, é essencial que osdocentes sejam capazes de perceber o perfil dos alunos, e isso pode ser feito por meio de algumas atividades.


Experimente, por exemplo, dividir a sala em grupos e pedir para que eles respondam a algumas perguntas, como:

- Você acha que a tecnologia poderia ser usada na aula? De que forma?
- Você sente que as aulas podem melhorar a sua vida?
- O que você considera uma boa aula?
- O que uma aula precisa ter para que você a entenda e goste dela?
- O que você gostaria de aprender?

Por meio das respostas de perguntas como essas, você conseguirá entender melhor as expectativas e necessidades da sua classe e, assim, adaptará a sua aula de acordo com elas.

Caso você ache que mesmo em grupo os alunos poderão se sentir tímidos para responder às questões, tente outras formas! Você pode fazer um questionário no Google Focs, no qual todas as respostas serão anônimas, propor dinâmicas em sala, cartazes, etc. Use a sua criatividade!

Ao adaptar as suas aulas para o perfil dos seus alunos, você perceberá que o conteúdo será muito melhor aproveitado e que as suas aulas serão mais atraentes. Experimente!



Nenhum comentário:

Postar um comentário