terça-feira, 31 de maio de 2011

DIREITOS DOS PROFESSORES

Os professores tem o direito a:

* Perder seus fins de semana corrigindo as provas e atividades dos alunos, pois não dá tempo para corrigir na escola.
* Ficar com raiva, quando os alunos falam palavrões na sala de aula.
* Ficar com medo quando for ameaçado ao simplesmente querer passar lição.
* Ficar rouco e com dor na garganta por falar por horas seguidas.
* Ficar com tendinite de tanto escrever na lousa.
* Ficar com rinite alérgica por causa do pó do giz.
* Ficar com pneumonia por receber friagem durante muitas horas nas salas de aula sem vidro.
* Ter vontade de assistir um filme no cinema, mas não ir pois ainda não terminou de corrigir as provas.
* Ter vontade de comprar um livro novo, mas não fazê-lo, primeiro porque o dinheiro não dá, segundo porque você não terá tempo para lê-lo.
* Ter dores nas costas por ficar muito tempo sentado corrigindo as atividades.
* Ter dores nas pernas por ficar horas em pé diante da classe.
* Ter raiva por conta daqueles alunos que trazem celular para a sala de aula e fica tocando funk.
* Sentir - se decepcionado quando percebe que dos 45 alunos apenas 2 fizeram a lição de casa.
* Não comprar aquela bolsa linda, pois o dinheiro não dá.
* Ficar com as mãos ressecadas pelo pó do giz.
* Ditar a matéria, quando a lousa da sua sala for esburacada e piorar a voz.
* Ter enxaquecas, porque o barulho de uma escola é muito maior do que o recomendado que um ser humano deveria ouvir.
* Ter o seu carro riscado no estacionamento da escola.
* Estacionar na rua, porque muitas escolas não tem estacionamento.
* Pagar para comprar galão de água para a sala dos professores.
* Acessar várias vezes o site do IAMSPE para tentar uma vaga com ortopedista, é uma tarefa árdua.
* Ficar na fila (nas aulas vagas) aguardando para usar o computador da sala dos professores, são 2 para mais de 100 professores.
* Ouvir os pais chingando os professores no portão da escola.
* Saber que os alunos compram celulares caríssimos, mas não podem comprar a camiseta do uniforme da escola de 15 reais.
* Pedir para os alunos prestarem atenção nas suas aulas.
* Ter um ataque cardíaco quando isto não acontecer.
* Acreditar que as coisas ainda vão melhorar, ou piorar.
* Esforçar-se cada vez mais para realizar um bom trabalho.
* Sonhar com o dia que sua profissão será reconhecida como uma das mais importantes.
* Sonhar com o dia em que poderá ir ao teatro, cinema e shows.
* Sonhar com o dia em que os alunos façam a tarefa pedida.
* Sonhar com o dia em que o salário será suficiente para pagar as contas e viver com dignidade.
* Sonhar que seus sonhos se realizarão.

Realmente será fácil tornar a profissão de professor, uma das mais atraentes...

MEC

O MEC (Ministério de Educação e Cultura) através de seu site, oferece aos professores uma série de instrumentos que podem ajudar na prática docente, são cursos, conteúdos multimídia, materiais, sugestões de aulas e o jornal do professor, onde há diversas notícias sobre a área educacional. No site, há o "portal do professor", nele pode  se inscrever professores de todas as áreas do conhecimento de escolas estaduais e municipais de todo o país, quando o professor faz o login para se conectar, aparece as últimas aulas acessadas por ele, os materiais que estão relacionados a disciplina que leciona, é realmente uma ferramenta que ajuda muito o professor, sem contar as diversas entrevistas com especialistas de várias áreas. Confiram, o site é:
http://www.mec.com.br/

Concurso PEB II - março de 2010

Atenção professores, estão sendo convocados para a sessão de escolha de vagas, professores que foram aprovados no concurso de PEBII realizado em março de 2010. Serão chamados 15 mil professores. As publicações começaram em 28/05/2011 no Diário Oficial.
Acompanhe.
http://www.imesp.com.br/

segunda-feira, 30 de maio de 2011

PROVA MÉRITO - INSCRIÇÕES PRORROGADAS

AS INSCRIÇÕES PARA A PROVA DE PROMOÇÃO DO MAGISTÉRIO FORAM PRORROGADAS ATÉ HOJE, DIA 30/05/2011.
ACESSE O SITE DA SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO E CLIQUE NO LINK GDAE, SE VOCÊ ESQUECEU SUA SENHA NÃO SE PREOCUPE, DIGITE O SEU RG E CLIQUE EM CRIAR NOVO ACESSO. É FÁCIL.
CORRAM, É SÓ ATÉ HOJE.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Pedagogia do Oprimido

O livro Pedagogia do Oprimido, agora está disponível neste blog, acesse ...

Livros de Paulo Freire grátis

Os admiradores de Paulo Freire podem baixar gratuitamente as obras deste grande autor, inclusive sua obra prima Pedagogia do Oprimido.  É só clicar no link : http://www.forumeja.org.br/livrospaulofreire

FRASE DO DIA

"ESTÃO ME COLOCANDO DENTRO DE UMA SALA DE AULA COM UM GIZ E UM QUANDRO PARA SALVAR O BRASIL? SALAS DE AULA SUPERLOTADAS, COM ALUNOS ENTRANDO A TODO MOMENTO COM UMA CARTEIRA NA CABEÇA, PORQUE NÃO TEM CARTEIRAS NA SALAS, SOU EU A REDENTORA DO PAÍS?

PROFESSORA AMANDA GURGEL

PAULO FREIRE PATRONO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

APROVADO PROJETO DE LEI QUE DECLARA PAULO FREIRE PATRONO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA.
Foi aprovado, dia 19/05/2011, pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados, o Porjeto de Lei, que declara Paulo Freire Patrono da Educação Brasileira, este projeto de Lei é de autoria da Deputada Luiza Erundina, aguardamos a aprovação do Senado para que a Presidenta da República sancione o projeto.

PROFESSORA AMANDA GURGEL

A Professora da Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Norte, fez o que todos nós fazemos diariamente, deu uma aula, mas sua aula foi diferente, ela deu uma aula para Deputados e a Secretária de Educação do Rio Grande do Norte, que repercurtiu em todo o país, sua "aula" foi assistida por milhares de pessoas, e ela simplesmente falou a verdade, falou o que nós tentamos falar há muito tempo, como ela mesma diz "emprestou sua voz a todos os professores".
Os números que a professora apresentou aos Deputados é muito conhecido de nós professores, é o nosso salário, é o que os governantes acham que deve receber um professor. Mas o salário de 1 deputado é o suficiente para pagar o salário de 30 professores, mas sinceramente, pelas notícias que temos lido sobre política, precisamos de 30 deputados para trabalhar como 1 professor.
Assistam o vídeo, vale muito a pena, abaixo temos um link para o vídeo da audiência pública e também links para as diversas entrevistas que a colega concedeu, é de sentir muito orgulho e raiva, que como as pessoas se espantam com isso, vão dizer que ninguém sabia que era assim a educação deste país?

Youtube:
http://www.youtube.com/watch?v=4P2QXsvxa6Y

No Faustão:
http://www.youtube.com/watch?v=30oip_jRvws&feature=related

No RN TV:
http://www.youtube.com/watch?v=snRNRats5oI&feature=related

TV ASSEMBLÉIA:
http://www.youtube.com/watch?v=EJqj6hgPKcA&feature=related

CURSOS PARA PROFESSORES

A Diretoria de Ensino Leste1, através de sua Oficina Pedagógica, tem oferecido cursos aos professores, os cursos parecem bem interessantes, e sinto em não ser vinculada a esta Diretoria, pois adoraria participar dos cursos, mas quem é vinculado a Leste 1, não deve perder esta oportunidade. Aproveitem!!!

Profª. Valderli Fontes Silva
Dirigente Regional de Ensino

Rua Caetano de Campos, 220 - Tatuapé - São Paulo - SP - Telefone: 2090-5800

curso: formação docente e saberes necessários para o uso das tecnologias

A DIRETORIA DE ENSINO LESTE 1 OFERECE AOS SEUS PROFESSORES O CURSO DE: 
FORMAÇÃO DOCENTE E SABERES NECESSÁRIOS PARA O USO DAS TECNOLOGIAS

Edital - Abertura das Inscrições
A Dirigente Regional de Ensino da DER Leste 1 comunica a todos, a abertura das inscrições para o Curso de Atualização - FORMAÇÃO DOCENTE E SABERES NECESSÁRIOS PARA O USO DAS TECNOLOGIAS", que será realizado através da Oficina Pedagógica desta Diretoria de Ensino.

CURSO - AVALIAÇÃO COM FOCO NA APRENDIZAGEM

ESTÃO ABERTAS, AOS PROFESSORES DA DIRETORIA DE ENSINO LESTE 1 AS INSCRIÇÕES PARA O CURSO: Avaliação Com Foco na Aprendizagem
CONCEPÇÕES, ESTRATÉGIAS E GESTÃO DA AVALIAÇÃO COM FOCO NA APRENDIZAGEM.Edital - Abertura das Inscrições
A Dirigente Regional de Ensino da DER Leste 1 comunica a todos, a abertura das inscrições para o Curso de Atualização - "CONCEPÇÕES, ESTRATÉGIAS E GESTÃO DA AVALIAÇÃO COM FOCO NA APRENDIZAGEM", que será realizado através da Oficina Pedagógica desta Diretoria de Ensino.

Público Alvo - Professores e Professores Coordenadores das Unidades Escolares jurisdicionadas a esta Diretoria de Ensino.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

BIBLIOGRAFIA PROVA MÉRITO 2011 DOCUMENTOS PARA FILOSOFIA, SOCIOLOGIA, PSICOLOGIA, LÍNGUAS, ED. ESPECIAL, DIRETOR E SUPERVISOR.

Bibliografia: Filosofia
Livros e Artigos para Filosofia
1. ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
2. ARENDT, Hannah. A condição humana. 11. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.
3. ARISTÓTELES. A Política. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
4. CHAUI, Marilena. Convite à Filosofia. 13. ed. São Paulo: Ática, 2003.
5. COMTE-SPONVILLE, André. Apresentação da filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
6. DESCARTES, René. Discurso do Método/Meditações. São Paulo: Martin Claret, 2008.
7. EPICURO. Pensamentos. São Paulo: Martin Claret, 2005. (A Obra-Prima de cada autor).
8. MARCONDES, Danilo. Textos Básicos de ética: de Platão a Foucault. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007.
9. MORIN, Edgar. Ciência com consciência. 6. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.
10. MORTARI, Cezar. Introdução à lógica. São Paulo: UNESP, 2001.
11. PLATÃO. A República. São Paulo: Martin Claret, 2000.
12. RIDENTI, Marcelo; REIS, Daniel Aarão (Org.). História do Marxismo no Brasil: partidos e movimentos após os anos 1960. Campinas: UNICAMP, 2007. v. 6.
13. ROUSSEAU, Jean-Jacques. Do contrato social. Disponível em: <http: //www.cfh.ufsc.br/~wfil/contrato.pdf>. Acesso em: 25 out. 2010.
14. WEFFORT, Francisco C. (Org.) Os clássicos da política. São Paulo: Ática, 2006. v. 1 e 2.
15. WIGGERSHAUS, Rolf: a Escola de Frankfurt. História, desenvolvimento teórico, significação política. Rio de Janeiro: DIFEL, 2002.
PARA LER NA ÍNTEGRA CLIQUE AQUI:

sexta-feira, 20 de maio de 2011

bibliografia - prova mérito 2011

Resolução SE 70, de 26-10-2010

Dispõe sobre os perfis profissionais, competências e habilidades requeridos dos educadores da rede pública estadual e os referenciais bibliográficos que fundamentam os exames, concursos e processos seletivos, e dá providências correlatas

O Secretário da Educação, à vista do que lhe representou o Comitê Gestor para elaboração de provas de que trata a Resolução SE nº 69, de 1º .10.2009, resolve:

CLIQUE AQUI PARA LER NA ÍNTEGRA: 

quinta-feira, 19 de maio de 2011

FRASE DO DIA

"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe." (Jean Piaget)

quarta-feira, 18 de maio de 2011

PROFESSOR COORDENADOR PEDAGÓGICO

Estão abertas as inscrições, até 20 de maio, para o processo seletivo de Professor Coordenador Pedagógico, na Diretoria de Ensino de Mauá. As inscrições devem ser feitas diretamente na Sede da Diretoria de Ensino.
Então, se você tem mais de 3 anos de magistério, e tem competência suficiente para ser responsável pela formação continuada dos professores, se inscreva. Agora, se você acha que ser PCP é ser um inspetor de luxo, caia fora, isto não é para amadores, a Educação está melhorando, e queremos pessoas responsáveis, comprometidas e competentes. Precisamos usar as HTPCs para nosso aperfeiçoamento, não para bate papos.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

PROVA MÉRITO 2011 - INSCRIÇÕES ABERTAS

As inscrições para a prova mérito 2011, estarão abertas a partir do dia 17 de maio até 27 de maio, no site da Secretaria ( http://www.educacao.sp.gov.br/), por meio do link “GDAE”, acessando o item “Promoção”.
Segundo informações da Secretaria Estadual: Para concorrer à promoção, é necessário estar em efetivo exercício na rede estadual na data base (31/03/2011), ser titular de cargo efetivo ou servidor abrigado pelo §2º do artigo 2º da LC 1.010/2007, ter cumprido o interstício mínimo de quatro anos por período contínuo ou não no exercício do cargo/função, estar classificado numa mesma unidade de ensino ou administrativa há pelo menos 1.168 dias e somar, no mínimo, 2.304 pontos de assiduidade.

Boa sorte à todos.

quinta-feira, 12 de maio de 2011

FRASE DO DIA:

O saber a gente aprende com os mestres e com os livros. A sabedoria, se aprende é com a vida e com os humildes.  Frase de Cora Coralina

quarta-feira, 11 de maio de 2011

AUMENTO SALARIAL DE 13,8% AOS PROFESSORES

O governador Geraldo Alckmin anunciou, nesta quarta-feira, 11, uma das iniciativas mais importantes dos últimos anos para a valorização profissional do magistério paulista: a proposta de política salarial para a educação. A proposta será submetida à Assembleia Legislativa do Estado por meio de projeto de lei complementar que dispõe sobre alterações de vencimentos dos profissionais da rede estadual de ensino. O aumento para 374 mil profissionais ativos e aposentados da rede deve começar em julho desse ano com índices de 13,8% em média sobre o salário-base e acumulará em 2014 ganhos de 42,2%. Além disto, no mesmo projeto de lei, enviado à Assembleia Legislativa, serão criados 10 mil cargos para a área de organização escolar.

"Estamos fazendo o primeiro movimento de valorização e qualidade da escola pública do Estado de São Paulo. Começamos pelo professor. Mantemos o bônus por desempenho e a valorização pelo mérito", afirma o governador Alckmin.

O objetivo principal do Governo, com essa decisão, é assegurar condições não só para a permanência em salas de aula dos profissionais da rede estadual, mas também para tornar o Magistério uma carreira capaz de atrair os jovens que tenham vocação para o ensino. Em outras palavras, é preciso garantir para os jovens de hoje e para os das futuras gerações que valerá a pena seguir a carreira de professor no Estado de São Paulo.

"Com esta iniciativa, o governador Geraldo Alckmin proporcionará à rede estadual de ensino melhores condições para combater um dos maiores obstáculos para a melhoria do aprendizado dos alunos, que é a rotatividade dos professores", destacou o secretário de Educação, Herman Voorwald.

Elaborado pelas equipes técnicas das secretarias da Educação e da Gestão Pública, a proposta a ser enviada ao Legislativo prevê aumentos anuais sucessivos dos salários-base até 2014, beneficiando profissionais ativos e aposentados.

Além do Governador e de outras autoridades, estiveram também presentes ao evento os titulares das pastas responsáveis pela elaboração da proposta, os secretários Herman Voorwald, da Educação, Julio Semeghini, da Gestão Pública, e Sidney Beraldo, secretário-chefe da Casa Civil.

Aumentos anuaisO Projeto de Lei Complementar prevê, para o Professor de Educação Básica (PEB) em início de carreira, com jornada de trabalho de 40 horas semanais, aumento de 13,8% a partir de 1º de julho, elevando seu salário-base de R$ 1.665,05 para R$ 1.894,12. Para julho de 2012, o aumento previsto é de 10,2%, elevando o total de vencimentos para R$ 2.088,27.

Para exatamente um ano depois, a previsão é de 6% de acréscimo, com aumento da remuneração para R$ 2.213,56. Finalmente, com o índice de 7% proposto para julho de 2014, esse total mensal deverá chegar a R$ 2.368,51 Desse modo, haverá um aumento acumulado de 42,2% em quatro anos.

Veja aqui a tabela e o gráfico que explicam Política Salarial para a Educação.

Para o Quadro de Apoio Escolar (QAE), os percentuais serão 21,30% (2011), 5% (2012), 6% (2013) e 7% (2014).

Os percentuais acima mencionados se aplicam também aos profissionais aposentados e incluem a incorporação de duas gratificações, a Gratificação Geral (GG) e a Gratificação por Atividade de Magistério (GAM).

Os recursos necessários para a Política Salarial da rede estadual de ensino proposta no Projeto de Lei Complementar já estão contemplados no Orçamento do Estado para a Educação de 2011 e serão inseridos no Plano Plurianual para o quadriênio 2012-2015, que já está em elaboração, com base nos limites e nas finalidades estabelecidas pela Constituição Federal e pela Constituição do Estado de São Paulo. Mas essa Política Salarial não teria sido possível neste ano sem os esforços desenvolvidos em gestões anteriores, como os investimentos em programas educacionais e os avanços na racionalização de despesas de custeio.

Novos postos de trabalhoAlém da campanha salarial, o governador Alckmin anunciou a criação de 10 mil cargos de agente de organização escolar. A criação dessa função será encaminhada à Alesp no mesmo projeto de lei que regulamenta o aumento salarial.

A meta do governador com a criação dos novos cargos é liberar os diretores para as questões pedagógicas. Serão criadas 5.260 novas funções de gerente escolar (um para cada escola do Estado). Assim que o projeto for aprovado na Assembleia Legislativa, será aberto concurso público.

Da Secretaria da Educação

domingo, 8 de maio de 2011

Carreira docente entre as dez mais atraentes

Carreira docente entre as dez mais atraentes, em dez anos, é o plano do Secretário Estadual de Educação Herman Voorwald, veja a entrevista que deu ao  editor Rubem Barros.

Quando indicado ao cargo, o senhor prometeu rever o plano de carreira dos professores da rede estadual paulista. Como está esse processo?
Depois de dois meses e pouco de secretaria, consolida-se minha fala do início da gestão, em que eu expressava meu sentimento sobre salários inadequados, carreira inexistente ou sem reconhecimento do mérito e de falta de diálogo da secretaria com a rede. Organizamos visitas semanais de trabalho aos polos. Dos 15 polos nos quais estão divididas as escolas e as diretorias regionais, já nos reunimos com seis. Até meados de abril deverei ter trabalhado com todos. As reuniões estão sendo bem organizadas. Os professores das escolas das diretorias daquele polo se reúnem, formalizam um documento, elegem alguém que fará a apresentação no dia da reunião de trabalho. Os diretores, servidores, os PCOPs, os supervisores fazem o mesmo. Todas as categorias documentam e apresentam a uma plenária suas questões e as discutimos. É uma construção coletiva de uma política pública de educação de qualidade. Não concebo fazer gestão acadêmica sem ouvir as pessoas que estão efetivamente fazendo a gestão. São as pessoas que fazem o processo da educação. Na gestão escolar ou na sala de aula. Esse é o objetivo número 1: construir uma proposta. Na carreira e no salário, a proposta está sendo consolidada. Já apresentei ao governador uma política salarial e na semana que vem estarei conversando com os secretários da Fazenda e do Planejamento. Pretendo apresentar uma proposta para a rede no final deste mês.

Para ler mais clique em mais informações:

A poesia na escola - uma realidade necessária


    A POESIA NA ESCOLA -
 UMA REALIDADE NECESSÁRIA

 Segundo Elias José (2003:11): "Vivemos rodeados de poesia", uma vez, que realmente podemos encontrar poesia no nosso dia a dia, nas músicas, nos anúncios publicitários... Por que ela não está tão presente nas escolas?  Trabalhar este gênero textual,  faz - se necessário, pois desta maneira estaremos incentivando a leitura, o lúdico, a interpretação e produção textual.  Trabalhar com poesia é antes de tudo um prazer, e é isto que deve ser mostrado aos alunos, o prazer de se "degustar " uma poesia, de refletir sobre ela, de se emocionar com o jogo das palavras. No entanto, para que isto ocorra, o professor também deve ser um leitor, se você não consegue sentir a beleza contida nas palavras que lê, como poderá esperar que seus alunos a sintam?
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quinta-feira, 5 de maio de 2011

MENSAGEM - SER PROFESSOR

É nas mãos do professor que está o futuro do país e do mundo; É a profissão mais importante que há;
Somos responsáveis pela formação de médicos, engenheiros, professores, advogados, garçons... Não há nenhuma profissão que não passe por um professor.
Se a sociedade não nos valoriza, pensem o seguinte:
Ser professor, é formar seres humanos, e não há nada mais nobre do que isso. Toda nossa sociedade depende do nosso trabalho, eles gostando ou não de nós, nos valorizando ou não, somos nós que os formamos para terem um futuro digno.
Mesmo quando eles não se preocupam com nosso futuro, mesmo tendo uma remuneração baixa, mesmo não tendo segurança,  sendo ofendidos, sem um plano de saúde de qualidade, sem materiais adequados, sem um ambiente limpo e organizado para se trabalhar... apesar de tudo isso, nos preocupamos com o futuro deles, os preparamos para ter o melhor, para alcançar o melhor e para se melhorar sempre. O nosso maior orgulho é ver um aluno bem formado, com uma vida digna, é para isso que enfrentamos todos estes desafios.

Professora Fernanda Alves.

CURSO SOBRE CURRÍCULO E PRÁTICA DOCENTE

A SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO POSTOU A SEGUINTE INFORMAÇÃO SOBRE ESTE CURSO:

Secretaria abre pré-inscrições para cursos sobre currículo e prática docente
Cadastro deve ser feito pela internet até 12 de maio;
Serão oferecidas 5.670 vagas para professores do ciclo II do Ensino Fundamental e Ensino Médio;
Cursos são baseados nas aulas da Escola de Formação para os docentes
que ingressaram na rede em 2011

A Secretaria de Estado da Educação abriu o prazo para pré-inscrições nos cursos do Programa Currículo e Prática Docente, promovidos pela São Paulo Escola de Formação de Professores e voltados a docentes do ciclo II do Ensino Fundamental e Ensino Médio em exercício nas escolas da rede estadual.

Os interessados podem se cadastrar até o dia 12 de maio no site
http://www.rededosaber.sp.gov.br/portais/praticadocente/Inscrições/tabid/2183/language/pt-BR/Default.aspx


Os cursos são baseados nas aulas da Escola de Formação para os professores que ingressaram na rede em 2011. De acordo com pesquisa realizada pela Secretaria, a participação no curso da Escola de Formação foi considerada muito positiva pelos professores.

No total, serão oferecidos oito cursos nas disciplinas de biologia, ciências, física, geografia, história, língua portuguesa, matemática e química, que abordarão conteúdos, estratégias e metodologias com o objetivo e aprimorar os processos de ensino e aprendizagem nas escolas estaduais.

Podem se inscrever apenas docentes em exercício em sala de aula, em uma das oito disciplinas ofertadas. Terão prioridade os professores pré-inscritos que atuam nas escolas listadas na relação disponível no site www.escoladeformacao.sp.gov.br/praticadocente , no link “Boletins”. Em caso de vagas remanescentes, elas serão preenchidas segundo ordem de inscrição. Não poderão participar docentes que tenham sido pré-inscritos e validados na primeira edição do programa REDEFOR (mesmo que não matriculados ou desistentes) ou que tenham sido cursistas de qualquer disciplina do curso do Concurso Público PEB II 2010.

Os cursos serão realizados a distância e contarão com duas etapas. A primeira, comum a todos os professores, abordará informações sobre o Ambiente Virtual de Aprendizagem (pelo qual os participantes terão acesso ao conteúdo), a política educacional da Secretaria de Estado da Educação e questões gerais da formação na área pedagógica. A segunda será específica para cada disciplina.

Cada curso terá carga horária de 300 horas, divididas em 15 módulos de 20 horas cada. A previsão de início é para o final de maio e a duração será de seis meses.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

MENSAGEM AOS PROFESSORES

PROVA MÉRITO

PROVA MÉRITO - INSCRIÇÃO EM MAIO E PROVA EM JULHO.

A prova de promoção por mérito acontecerá no mês de Julho, isto segundo o secretário da Educação de São Paulo, Herman Voorwald. As inscrições começam em maio. Esta prova é um teste feita por professores que atendam determinados critérios, como assiduidade. Ainda segundo o secretário, as orientações, bibliografia e regras saem ainda esta semana.
Em relação ao Bônus, o secretário disse que a manutenção dele não se discute, pois é necessário para o atual sistema educacional. Quanto ao reajuste salarial, Herman Voorwald, diz caber ao Governandor Geraldo Alckimin anunciar porcentagem e data.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Progressão Continuada com três ciclos de aprendizagem NOVA PROPOSTA

Estamos tendo uma série de debates em nossas escolas estaduais, sobre a progressão continuada e a implantação de 3 ciclos para o próximo ano letivo. Algumas questões estão sendo levantadas sobre este assunto, e a primeira delas com certeza deve ser: Nós professores sabemos realmente o que é o regime de Progressão Continuada? Infelizmente, tenho que dizer que muitos professores, enxergam a progressão continuada como aprovação automática, e isto está errado. Atualmente temos dois ciclos de aprendizagem, o ciclo I que tem a duração de 4 anos, são as séries iniciais, e o ciclo II com mais quatro anos , que é o ensino fundamental II. O que acontece, é que ainda utilizamos de termos como quinta série, sexta série, e isso nos deixa com a impressão que estas séries não reprovam, e não é isto, na verdade estas séries não existem. Os alunos passam quatro anos no ciclo I, e no final do ciclo, se comprovado que este aluno não alcançou o esperado, ele ficará retido para participar da Recuperação de Ciclo, sendo esta uma classe com um menor número de alunos e aulas diferenciadas, com o objetivo de recuperar as habilidades perdidas por este estudante, no ciclo II é a mesma coisa, o aluno participa de um período de 4 anos de aulas, e ao final deste ciclo se ele não demonstrar habilidades e competências suficientes para prosseguir seus estudos, ele fica retido par participar da Recuperação de Ciclo. Foi em 1996, com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), que a maioria das redes de ensino começaram a adotar o ensino por ciclos e a progressão dentro deles.
O que me incomoda é a duração destes ciclos, quatro anos é muito tempo, o Governo, pelo que tudo indica, também percebeu isto, e nos propõe, dividir o ciclo I em dois, teremos assim: Ciclo I ( 2 anos) Ciclo II (2 anos) Ciclo III (4 anos). Não concordo com a duração do Ciclo III, acredito que seria melhor para o processo de ensino aprendizagem se ele também tivesse a duração de 2 anos. E é necessário que se faça de forma urgente, uma capacitação para nós professores, sobre o que é a progressão continuada, quais são os tipos de recuperção que podemos oferecer, quais os tipos de avaliação que são melhor indicadas para este  regime, parece até piada eu pedir isso, né. Mas, por mais incrível que pareça, não temos isto na nossa formação como professores. E ainda há colegas que enxergam a reprovação como uma coisa maravilhosa, onde ele se sente orgulhoso por reprovar alunos, na verdade, deveríamos nos sentir orgulhosos, por cada aluno que alcance os objetivos do ciclo, não ficar feliz e chegar ao absurdo de dizer na sala dos professores "me dá prazer dar notas vermelhas", a mim não, pra mim me dá repulsa, pois não é este meu objetivo, meu único objetivo é ensinar e ensinar com qualidade. Reconheço, nossa formação é precária. Nada na graduação nos prepara para realmente enfrentarmos uma sala de aula, como é o regime de ensino? quais são os tipos de recuperação? como lidar com os pais dos alunos? como lidar com as diferenças de níveis que temos em sala de aula? E a indisciplina? Aprendemos tudo isso na raça, no dia - a - dia. E esperamos o apoio do novo secretário, para que possamos nos aperfeiçoar, e melhorarmos o nível do ensino, mas para isso é preciso que se enxergue o que acontece dentro dos muros da escola. Como oferecer Recuperação Paralela, quando não temos salas ociosas para isto? Como oferecer Recuperação Contínua, com salas com um número exagerado de alunos? Realmente eu não sei, mas ainda acredito que teremos respostas para estes questionamentos.

Fernanda Alves.

domingo, 1 de maio de 2011

PROFESSOR MEDIADOR

Muitas escolas estaduais, passaram a contar com a presença do Professor Mediador, entenda aqui, quais são as atribuições deste profissional e quem pode exercer esta função.
Resolução SE-1, de 20-1-2011
Dispõe sobre o exercício das atribuições de Professor Mediador Escolar e Comunitário do Sistema de Proteção Escolar e dá providências correlatas
O Secretário da Educação, à vista do disposto na Resolução SE nº 19, de 12 de fevereiro de 2010, que institui o Sistema de Proteção Escolar na rede estadual de ensino de São Paulo e dá providências correlatas, e considerando: a necessidade de dar prosseguimento à implementação gradativa desse sistema, tendo em vista a eficácia e a eficiência de suas ações em escolas da rede pública estadual; a importância da função do Professor Mediador Escolar e Comunitário para o aprimoramento do sistema, resolve:
Art. 7º – Na implementação das ações específicas do Sistema de Proteção Escolar, a escola poderá contar com até 2(dois) docentes para atuarem como Professor Mediador Escolar e Comunitário, cujas atribuições consistem, precipuamente, em:
para ler na íntegra clique em Mais informações:

Projeto de Poesia

Na página de projetos, publiquei um projeto que estou usando atualmente com minhas sextas - séries, espero que gostem, afinal, poesia nunca é demais.

Fernanda Alves.

SER PROFESSOR

Estive pensando, o porquê que escolhi ser professora, afinal tem tantas profissões neste mundo, e tantas que pagam muito mais que esta, e são muito mais  valorizadas pela sociedade; mas descobri, ou melhor, relembrei porque escolhi isto pra mim. Sou professora, porque esta é a melhor profissão do mundo, sim, pode não ser valorizada por nossa sociedade, não recebemos o suficiente, mas é a melhor profissão deste mundo, e apesar dos percalços AMO SER PROFESSORA. Não há nada melhor que ensinar alguém, é uma troca diária, sou modelo para aquelas crianças e adolescentes, muitos me admiram sim, e sou responsável pela formação deles, e isto é  maravilhoso, vocês não imaginam como me sinto bem quando percebo que um aluno meu aprendeu algo novo, é simplesmente maravilhoso, recompensador. Sou muito feliz por ter escolhido esta profissão, apesar de muitas vezes me sentir humilhada, desvalorizada, cansada de lutar contra a indisciplina desenfreada, mesmo assim, tenho orgulho de ser professora.
Fernanda Alves